Vandalismo
Praça Coronel Pedro Osório convive com a escuridão
Problema é enfrentado desde fevereiro, quando todas as lâmpadas da praça foram furtadas; atualmente, 78 dos 133 postes estão danificados
Gabriel Huth -
Localizada no coração do Centro Histórico de Pelotas, a Praça Coronel Pedro Osório é um importante ponto turístico da cidade. Durante o dia, ela é frequentada por pessoas de todas as idades e classes, que estendem suas toalhas para aproveitar a grama ou ocupam os bancos dos corredores de concreto. Durante a noite, no entanto, o cenário muda. Dos 133 postes que deveriam garantir a iluminação da praça, 78 (59%) estão inutilizados. Situação semelhante, mas menos grave, daquela vivida em fevereiro deste ano, quando apenas duas lâmpadas estavam em funcionamento - todas as outras haviam sido furtadas. Sem iluminação, a praça provoca medo nos pedestres, que evitam o local no período noturno.
A Secretaria de Cultura (Secult), responsável pela manutenção do local, ainda não tem um levantamento preciso sobre quantas lâmpadas foram extraviadas. A reportagem do Diário Popular esteve no local e constatou que 78 postes estão com o gradil entortado, os vidros de proteção quebrados e sem lâmpadas. Perto de alguns postes, há cacos de vidro, que indicam que os furtos podem ter sido recentes. A Secult também não tem informação de quando aconteceram, enquanto a Guarda Municipal informa que o último registro foi em junho deste ano.
A pasta repõe as lâmpadas desde fevereiro, quando foi registrado o maior número de furtos. O eletricista responsável pela substituição está de férias, então não há a informação exata de quantas trocas foram realizadas nesse período. A última manutenção foi feita há quase dois meses, quando 40 lâmpadas foram instaladas. O secretário Giorgio Ronna garante que o número total é bem maior. Para a próxima semana, ele assegura que os dois eletricistas disponibilizados pela secretaria estarão na Coronel Pedro Osório realizando a reposição dessas lâmpadas. Outro ponto é o projeto de revitalização, suspenso no começo do ano passado, que está para ser retomado e contempla também mudanças no sistema de iluminação.
Pedestres que passam pelo local à noite reclamam da falta de iluminação e fiscalização. Samuel Vieira da Rosa, 20 anos, costuma transitar no entorno da Coronel Pedro Osório no período noturno. Ele se queixa que a maioria dos postes não funciona e não vê policiamento para coibir os furtos. "A Guarda trabalha aqui até a meia-noite, depois até as 5h da manhã eles só ficam ali na frente da prefeitura. Como não vai haver roubos assim?", questiona. O comandante da Guarda Municipal, Ladislau Neto, falou que nesse horário realmente não há uma guarnição fixa, mas uma viatura faz a patrulha durante toda a noite e há uma câmera de vigilância instalada no Paço Municipal, que captura toda a área verde. Mesmo assim, os furtos continuam.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário